quarta-feira, 22 de setembro de 2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

palavra de nosso vice diretor


    Publicado por Fabio Centenaro

    Por que aprender uma língua estrangeira

    O título deste artigo deveria ser “Por que aprender inglês”, mas ao começar a escrever percebi que o mesmo se aplica a qualquer língua, então antes de postar resolvi alterar o título, que ao meu ver ficou mais apropridado.

    Dia desses, na semana passada, eu estava com dificuldades de resolver um problema no trabalho. Lembrando que trabalho com programação de computadores, então algumas vezes é difícil de resolver uma ou outra questão. E neste dia, foi o que aconteceu. Revirei a internet de pernas pro ar e nada de achar uma maneira de fazer funcionar as funcionalidades que o meu programa deveria ter. E foi justamente neste dia que vi que o Orkut tem alguma coisa de boa: postei em algumas comunidades a descrição do meu problema. Obtive uma resposta de uma guria da India e outra de um cara do Paquistão. Em português, nada. Após um começou de “conversa” pelo Orkut, resolvi pegar o MSN deles e passamos a conversar por este programa. Algumas horas de conversa e conseguimos resolver o meu problema. Lembrando que toda a conversa se deu no bom e velho inglês.

    Relatei o fato acima apenas para servir de base para o restante do artigo. Nele, é possível perceber, em primeiro lugar, a importância do inglês na nossa vida nos dias de hoje. Falar inglês te torna “um cidadão do mundo”, como dizia o slogan de uma escola de inglês que não recordo qual é. Mas isso serve para outras línguas também. Saber falar uma língua estrangeira nos coloca em contato com novas culuras, novas pessoas, abre um leque de opções simplesmente infinitas na nossa vida.


    Ao se comunicar em uma outra língua, estamos elevando a nossa vida a um nível onde pertencemos a uma maior parte do mundo. Falar português nos deixa em contato com um mundo composto de Brasil, Portugal, Angola e alguns outros países de menor expressão. Falar espanhol te amplia para um contato com toda a América Latina, além da Espanha e outros países onde o espanhol é ensinado como segunda língua. Já com o francês, é possível atingir o Canadá, França, além de países como Marrocos. O italiano e o alemão seguem o mesmo princípio, ajudando a ampliar cada vez mais os horizontes.

    Ainda não falei do inglês. Preferi deixá-lo num parágrafo separado, pois o inglês é um caso à parte. Falar inglês, hoje, é o mesmo que abrir as portas do mundo. Qualquer que seja a língua nativa de um país, são de 90% as chances de que alguém fale ou mesmo entenda este idioma. Com ele, não só é possível como natural, se comunicar com pessoas que qualquer parte do globo, como se estivessem conversando em sua língua nativa. Na internet, é muito mais fácil encontrar informações em inglês do que em qualquer outra língua. Além disso, o inglês habita boa parte da nossa vida cotidiana: as músicas que ouvimos nas rádios são, em grande número, em inglês. Os filmes que assistimos no cinema, são em inglês com legendas em português, o próprio Orkut, no começo, era em inglês.

    Então, para concluir e enfatizar mais uma vez, o domínio de uma língua estrangeira, seja ela qual for, tem o poder de nos colocar em contato com pessoas que possivelmente nunca conheceríamos, nunca saberíamos da sua existência, nos insere em uma nova cultura, em um mundo extraordinariamente novo e deslumbrante. Nos permite fazer parte do todo, e sermos literalmente, cidadãos do mundo.


Por que é tão necessário saber falar inglês?


Se você é uma dessas pessoas que dizem “eu não quero aprender inglês porque não gosto”, ou por causa do que chamam de “imperialismo americano”, ou qualquer outra razão, você precisa saber duas coisas. Aquela época em que as pessoas podiam se dar ao luxo de aprender apenas o que gostavam acabou. Nos dias de hoje, se quisermos ser valorizados, somos obrigados a aprender o que queremos e muitas coisas que não queremos. Saber falar outros idiomas, por exemplo, está se tornando algo cada dia mais necessário para qualquer pessoa que queira exercer qualquer profissão, seja de nível técnico ou superior. Saber falar e escrever bem em inglês é f undamental para garantir sucesso em qualquer profissão, seja no Brasil ou em qualquer país do mundo. As razões para isto, além de ser muitas, são bem profundas.

No Brasil, além do inglês, é muito importante também aprender o espanhol, principalmente por causa da participação do nosso país no Mercosul. E se você acha que isto é exigir muito, vá se preparando, porque já existem empresas que exigem que seus funcionários dominem muito bem o inglês, o espanhol e um terceiro idioma estrangeiro – preferencialmente o francês.

Razões que nos obrigam a ter um bom domínio de inglês

É muito fácil entender por que o inglês é tão necessário no currículo de um profissional de qualquer área. Isto não ocorre apenas porque é o idioma falado nos Estados Unidos.

Os números já tornam essas razões bem claras. O inglês, como idioma oficial, é usado por mais de 350 milhões de pessoas no mundo, e é usado como forma de comunicação por um número ainda muito maior que envolve pessoas não nascidas e que não vivem em países de língua inglesa. Algumas das razões para isto foram as conquistas do Império Britânico ao longo de sua história. Atualmente, muitos dos países que já fizeram parte do império formam uma espécie de associação voluntária chamada “Commonwealth of British Nations” (”Comunidade das Nações Britânicas”), que até 1946 se chamava “British Commonwealth” (”Comunidade Britâni ca”). A Comunidade é composta por 50 países membros como Estados independentes e um grande número de colônias como o arquipélago das Bermudas, as Ilhas Falklands (ou “Malvinas”) e Gibraltar, onde o governo britânico é responsável pela defesa, relacionamentos com outros países e segurança internacional.

Há. ainda, o Reino Unido, o qual muitas vezes é confundido com a Comunidade das Nações Britânicas. O nome oficial é “United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland” (”Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte”). Sua sigla em inglês é “U.K.” (”United Kingdom”). Inclui quatro países (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), muitas ilhas pequenas e a região nordeste da ilha da Irlanda. Em todas essas áreas obviamente o idioma oficial é o inglês, assim como em ex-colônias britânicas que hoje são alguns dos países de grande importância econômica mundial, como os Estados Unidos e o Canadá na América d o Norte, a Austrália na Oceania e a Índia (*) na Ásia.

A razão que nos obriga a ter o domínio do inglês não é apenas o grande número de pessoas que usam o idioma como língua oficial no mundo. É que, além disso reafirmar a importância do inglês comercialmente, é preciso considerar o avanço da globalização.

A globalização é um processo de integração econômica mundial que acontece como consequência da abertura do comércio internacional. É um mecanismo que busca reduzir custos e aumentar produtividade na fabricação de mercadorias e no fornecimento de serviços que tem dois fatores como fundamentais para sua consolidação: a queda de barreiras alfandegárias e os acelerados avanços tecnológicos especialmente na área de informação.

Esses avanços tecnológicos acontecem principalmente na forma de mudanças frequentes no setor de informação, destacando-se a telefonia móvel e fixa, a radiodifusão, a televisão, a computação e – obviamente – a internet. A combinação destes fatores provoca drásticas mudanças no processo produtivo. Consequentemente o inglês, como idioma que se destaca internacionalmente cada vez mais (**), torna-se evidente a obrigatoriedade do domínio desse idioma para o sucesso – mesmo apenas local – de todos os idiomas num futuro próximo.

Conselhos

Quando eu digo que você precisa aprender inglês, não me refiro a se dedicar apenas a aprender o que já se ensina dentro dos currículos escolares de primeiro e segundo graus ou de nível superior. Eu quero dizer que você precisa aprender inglês mesmo, dominá-lo muito bem.

Existem cursos pela internet, alguns gratuitos, mas estes só ajudarão você a conhecer algumas palavras e fazer alguns exercícios. Para aprender inglês você terá que se matricular numa boa escola de línguas. Escolha a que você considerar como a melhor, mas preferencialmente uma das mais conhecidas no Brasil.


venha para Wizard!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!