segunda-feira, 5 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DE SE COMUNICAR EM INGLÊS



Escrito por Guilherme Freitas | Postado em Mundo da Comunicação |
Guilherme Freitas
guilherme@blogdacomunicacao.com.br


Que o inglês é o 2º idioma mais falado do mundo ninguém duvida (o mandarim é o primeiro). Que ele é o mais utilizado no dia-a-dia, poucos têm dúvida. Mas porque ele é o idioma mais importante do planeta? Porque todos os países do mundo o utilizam como segunda língua em aeroportos e órgãos de governo? Por que praticamente todo o mercado de trabalho dá preferência para indivíduos fluentes em inglês? Esse artigo vai tirar essas dúvidas começando com um pouco de história, contando como surgiu o idioma.

Os primeiros registros do idioma na história da humanidade datam 450 d.C., quando a língua era o inglês antigo, falado pelos anglo-saxões. Ao longo dos séculos o idioma foi crescendo e se popularizando, incorporando novas palavras de origem latina, alemã e holandesa ao seu vocabulário. Em meados do século XV, surgiu o inglês moderno que é falado até hoje no Reino Unido e suas ex-colônias. Ao todo, são quase 1 bilhão de pessoas que falam fluentemente o idioma no mundo inteiro. Destes, 340 milhões têm o inglês como língua materna.


Hoje se comunicar em inglês é indispensável para qualquer profissão. Uma grande empresa dará preferência para um funcionário que entenda e fale o idioma. Vivemos em uma era globalizada e um trabalhador brasileiro pode atuar no exterior ou em contato direto com estrangeiros constantemente. Além disso, o idioma está presente no nosso cotidiano, seja nas músicas, filmes, TV a cabo, publicidade e principalmente na internet, que pode conectar pessoas espalhadas em diversos lugares do planeta para uma conversa ou reunião. Por isso, é cada vez mais essencial o candidato do mercado de trabalho saber falar o idioma.

O inglês não é uma língua difícil de ser aprendida. As regras são mais simples do que o português. O problema é que não se pode apenas aprendê-lo. Tem que praticá-lo. Para aprender e ganhar fluência em qualquer idioma, o estudante deve sempre estar praticando, seja conversando, escrevendo ou lendo. Uma coisa que ajuda muitos estudantes a identificar palavras e a pronúncia correta são as músicas. Escutar a canção com a letra em mãos ajuda muito na hora de entender algumas palavras.

O melhor jeito de dominar a língua é começar em uma escola de idioma. Primeiramente o individuo deve estudar o básico do inglês, as regras verbais e a gramática. O segundo passo é iniciar um curso de conversação, que o ajudará a melhorar sua fluência e sua confiança em falar em público. Por fim o ideal é fazer um intercâmbio em algum país que tenha o inglês como língua materna, ou participar de palestras e eventos internacionais. Viajar ao exterior também é muito bom para se comunicar em inglês. Afinal, já dizia Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário